sábado, 17 de setembro de 2011

A maquina azul grená, com um toque verde e amarelo



Mais uma goleada do Barcelona no Campeonato Espanhol. A segunda em três rodadas. Dessa vez a vítima foi o Osasuna, e o placar 8x0. Como se fosse novidade, o argentino Lionel Messi passeou em campo. Anotou três gols, deu passes para outros dois, e ainda acertou a trave em três oportunidades. David Villa duas vezes, Xavi, Fábregas e Rovérsio (contra) completaram o massacre. O resultado colocou o time catalão na vice-liderança do campeonato, com 7 pontos, pelo menos até este domingo quando o Real Madrid entra em campo, e em caso de vitória pode assumir a ponta. O líder, neste momento, é o Valencia com 100% de aproveitamento. A vitória expressiva aconteceu justamente após o técnico Josep Guardiola ter afirmado que a temporada do Barcelona seria sem levantar troféus, e na sequencia de duas partidas consecutivas com atuações não tão brilhantes, os empates com o Real Sociedad (Campeonato Espanhol), e Milan (Liga dos Campeões). Apesar disso, é preciso lembrar que este Barcelona, nos últimos três anos, ganhou praticamente tudo. Três títulos espanhóis seguidos, duas Supercopas da Europa, duas Ligas dos Campeões e um título Mundial.


Barcelona verde e amarelo

A historia do clube catalão foi escrita, em vários momentos, por grandes jogadores brasileiros. Os pioneiros foram Fausto dos Santos e Jaguaré na década de 1930, mas ficaram apenas durante uma temporada. Quem conseguiu marcar o nome no clube foi Evaristo de Macedo. Atuou durante 5 anos por lá, e ainda ganhou dois campeonatos espanhóis e duas Copas da Uefa. Vários outros brasileiros passaram pelo Barça depois, mas somente no ano de 1993, os torcedores puderam ter novamente um ídolo brasileiro, e dessa vez, um baixinho que em dois anos no clube conseguiu conquistar, inclusive, o título de melhor jogador do mundo. Romário foi bicampeão espanhol e sendo artilheiro nas duas oportunidades. Ao todo, foram 63 jogos com 39 gols marcados.
Após Romário, a lista e ídolos brasileiros só aumentou, na temporada 96/97 foi a vez do Fenômeno Ronaldo passar pelo Camp Nou. Foi contratado a peso de ouro junto ao PSV, e apesar de não ter sido campeão espanhol, foi o artilheiro da competição com 34 gols em 37 jogos. Entre 97/2002 Rivaldo foi o dono da camisa 10, com 157 jogos e 87 gols. E no ano seguinte, em 2003 chega um dentuço para colocar o Brasil de vez nos corações dos catalães. Ronaldinho Gaúcho conquistou quase tudo pelo time, faltando apenas o título mundial que acabou batendo na trave diante do Internacional.
Nos dias de hoje, são três brasileiros no elenco do Barça. Os laterais Adriano e Daniel Alves, e ainda o meio campo Thiago Alcântara, que é nascido na Itália, mas é filho do ex-jogador brasileiro Mazinho. O Daniel Alves, inclusive, completou diante do Osasuna a partida de numero 100 com a camisa do Barça em jogos da liga espanhola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário