segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Chelsea: Ainda falta conquistar a Europa.





Um dos clubes mais ricos do mundo, com elenco de dar inveja, o Chelsea figura entre as principais equipes do futebol europeu, e do mundo. Um clube com mais de 100 anos de história, mas não tão vitorioso assim. São apenas 4 títulos ingleses, 4 Copas da Liga Inglesa,  6 Copas da Inglaterra, 4 Supercopas da Inglaterra, e ainda 3 títulos europeus, o bicampeonato da Recopa Européia, e a Supercopa Européia.
Depois de uma longa crise, que culminou no rebaixamento do time no campeonato inglês, em 1975, o clube foi se reestruturando, e em 2003, acabou sendo comprado pelo bilionário russo Roman Abramovich, por 66 milhões de libras. A partir de então, o Chelsea começou a viver uma era totalmente diferente, de cofres cheios. Ai surgia um novo “galáctico”. Com dinheiro de sobra, o clube foi literalmente às compras, e logo na primeira janela contratou 8 jogadores, sendo cinco que figuravam as Seleções de seus países. De cara o investimento deu certo, o time terminou na segunda colocação do Campeonato Inglês, posição que conquistava havia 49 anos, além de chegar às semifinais da Liga dos Campeões da Europa.
Na segunda temporada, chega o técnico português José Mourinho, que colocaria o time de vez nos trilhos das conquistas. As grandes contratações continuaram, e os títulos também. 2004/2005 foi a melhor temporada da história do clube, Campeão Inglês, Campeão da Copa da Liga inglesa, e na Liga dos Campeões da Europa chegou as semifinais.
Depois disso foram mais dois títulos ingleses, mas nenhum título europeu conquistado. O mais próximo que chegou foi em 2007, quando perdeu a decisão da Liga dos Campeões da Europa, nos pênaltis, para o rival Manchester United.
Ou seja, após a chegada do magnata russo, o clube conquistou vários títulos, porém, o mais importante do futebol europeu não foi conquistado, ainda.
Na atual temporada, chegou o técnico português André Villas-Boas, discípulo de José Mourinho, e que fez um trabalho muito elogiado no Porto, de Portugal. O time está na terceira colocação na Premier League,  e segue no sonho de conquistar a Europa. O elenco é forte, mas não aconteceu nenhuma contratação de impacto. 
A pergunta que fica é simples: Por que um time com tantos craques, e com os cofres recheados para contratações não consegue chegar ao topo?
É notório que após a chegada de Abramovich, o time voltou a conquistar títulos, mas a intenção de se tornar o “maior clube da Europa” não saiu como o planejado. É claro que, muito disso, se deve ao fato do Barcelona viver uma era inexplicável, com o maior time da história do clube, que já conquistou todos os títulos disputados, pelo menos duas vezes cada um. Mas, de qualquer maneira, para um clube chegar ao topo, pelo menos precisa conquistar a Europa, mais precisamente a Liga dos Campeões da Europa, título inédito ainda para o clube azul de Londres.
Ainda tem outro detalhe, dentro do próprio país, o Chelsea não é o “maior clube”, nem o mais vencedor. Será que só os dólares, ou euros, ou libras, são suficiente para transformar um time mediano, num clube de ponta no futebol mundial?

Nenhum comentário:

Postar um comentário